sexta-feira, 14 de março de 2008

Multithreading.....sonho ou realidade?

A programação concorrente sempre foi algo que assustou e assusta muito até os programadores veteranos, por ser algo muito complicado de implementar e debugar. Por algum tempo foram oferecidas alternativas para processos concorrentes, entre 70-90 não me recordo a data correta, mas infelizmente a insistência foi pelo que hoje conhecemos por multithreading.
Isso pode não parecer tão ruim assim, já que atualmente os processadores estão se tornando cada vez mais rapidamente n core.
Não me oponho às iniciativas da Microsoft e trabalho com suas tecnologias atualmente, mas será que ela vai acertar dessa vez? Pergunto isso pois a mesma está com fortes iniciativas no ramo do paralelismo e da programação concorrente, e sem brincadeira dessa vez parece que a grana investida está sendo realmente grande. Deêm uma lida nessas reportagens: http://www.eweek.com/c/a/Application-Development/Microsoft-Preps-Parallel-Developer-Tool/ e
http://www.eweek.com/index2.php?option=content&task=view&id=46951&pop=1&hide_ads=1&page=0&hide_js=1

Eu acredito que a programação paralela seja algo muito bom mas talvez nós estejamos com muita pressa de adquirir o know-how. Resposta para o título: é uma realidade, mas possui tantos problemas a serem resolvidos que atualmente não é a melhor solução mesmo existindo recursos de hardware capazes de suportá-la.

Obs:Se me confundi em algo alguém corrigi aí por favor com um comentário. "Ninguém sabe tudo e quanto mais conhecemos menos sabemos."

Nenhum comentário: